quarta-feira, 5 de maio de 2010

O papel do pedagogo na atualidade


Ontem 04/05/10 tive a grata satisfação de estar na Universidade Positivo como integrante da mesa-redonda "O papel do pedagogo na atualidade".
Compartilhei alguns dados de pesquisa de minha dissertação intitulada "O processo de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia no Brasil: ambiguidades nas propostas de formação do pedagogo".
Refletimos sobre a importância do pedagogo na atualidade e sobre as dificuldades para a definição do perfil desse profissional devido à Resolução CNE/CP n° 01/2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia no Brasil de forma ambígua e imprecisa.
A reflexão final foi "para que exatamente devemos nos voltar quando nos envolvermos com a ação de ajudar a formar outro ser humano"?
E baseada em Adorno (2006) afirmei que o papel desafiador do pedagogo na atualidade é evitar que barbáries como a ocorrida em Auschwitz se repitam e para isso é importante que o pedagogo domine a ciência pedagogia e em seu trabalho ajude a formar pessoas para a autonomia, pessoas que não façam coisas sem refletir, que não cedam à pressão e ao poder.
Segue o link para os slides utilizados na discussão.
Um franterno abraço a Universidade Positivo, à coordenação do curso de Pedagogia, às professoras debatedores e aos alunos e professores do curso de Pedagogia. Eu aprendi e cresci muito nesse precioso momento.
Solange

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário