sábado, 17 de abril de 2010

Teoria da ciência e prática da pesquisa

Olá pessoal,

Hoje realizei uma fala em uma turma de Especialização em Educação Ambiental do SENAC/PR que está em fase de finalização do curso e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Discutimos sobre a importância da elaboração de um TCC que seja de fato científico.

Mas o que faz uma pesquisa tornar-se "científica"? Quais são os riscos da elaboração de um trabalho de senso comum?

Defendo que na educação precisamos buscar procedimentos de pesquisa próprios da área, buscar critérios de objetividade. Infelizmente ainda temos na área educacional muitos trabalhos que não passam do senso comum, utilizam linguagem vaga e procedimentos "furados" de pesquisa.

Mas há ótimos trabalho também, que precisam ser divulgados e discutidos.

Neste link vocês encontram os slides que utilizei para a discussão, que por sinal foi muito produtiva.
http://www.slideshare.net/solangesoares/trabalho-de-concluso-de-curso-3761114

Me coloco a disposição para discussões, palestras/falas sobre o assunto.

Solange Toldo Soares

solange_tsoares@yahoo.com.br

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